Cuidado com golpes e fraudes! A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados ou pagamentos por transferência bancária.
Não cobramos tarifas através de depósitos, nem antecipadamente nem após a contratação do empréstimo. Clique aqui para mais informações.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>Reserva de emergência: o que é, como fazer e porque é tão importante
Novidades

Reserva de emergência: o que é, como fazer e porque é tão importante

​​Você provavelmente já ouviu falar sobre reserva de emergência, mas sabe exatamente o que é e como fazer?

​​Você provavelmente já ouviu falar sobre reserva de emergência, mas sabe exatamente o que é e como fazer? Ou, ainda mais importante, você já tem a sua reserva de emergência completa ou começou a fazer uma? Vamos te contar agora porque ela é tão importante e todo mundo deve ter.


Como o próprio nome diz, reserva de emergência é uma quantia de dinheiro que toda pessoa precisa ter para manter o padrão de vida ou conseguir resolver os problemas que acontecem de forma emergencial, tais como demissão do emprego, acidente de automóvel, reforma inesperada que apareceu para fazer em casa ou qualquer outra coisa que você não esperava e que gera gastos. Se algo desse tipo acontecer agora você tem o dinheiro disponível para resolver a situação? Ficaria desesperado e sem saber o que fazer? É para isso que serve a reserva de emergência.

Entendendo para que serve, fica claro que toda pessoa precisa ter. Mas como saber qual é o valor que devo guardar como reserva de emergência? Esta é uma resposta que varia bastante de pessoa para pessoa, de acordo com cada estilo de vida. Especialistas recomendam que se faça uma análise de quanto se gasta por mês e faça uma reserva que cubra seis meses deste gasto. Por exemplo, se todas as despesas que você tem por mês têm o custo de R$3 mil, multiplique 3 mil por seis meses e chegará ao valor de R$18 mil. 

Este é um valor base, mas nada impede que você prefira guardar um pouco mais do que isso para ficar bem tranquilo. O interessante é pensar na sua vida pessoal. Funcionário público tem mais estabilidade, então uma reserva de 4 meses pode já ser suficiente. Já profissionais autônomos têm menos estabilidade, então uma reserva maior gera mais segurança. Analise o que é melhor pra você.

Depois de definir qual será o valor da sua reserva de emergência, é importante começar a guardar dinheiro logo! Já demos algumas dicas de economia financeira aqui no blog, afinal, saber como economizar é o melhor caminho para poupar e conseguir guardar um dinheiro todo mês. Analise suas finanças e veja quais gastos são realmente necessários e quais são supérfluos. Entendendo onde está se excedendo sem necessidade fica mais fácil juntar o dinheiro que precisa.

Outro ponto que deve ficar claro é que, por ser uma reserva para emergência, o dinheiro investido precisa de liquidez, ou seja, você precisa conseguir acessá-lo rapidamente, no momento em que precisar. Alguns tipos de investimento deixam o seu dinheiro bloqueado por um período mais longo e você não consegue acessá-lo a qualquer momento. Reservas de emergência não podem ser investidas desta forma! 

E atenção, depois que conseguir juntar todo o dinheiro ele só deve ser usado em casos de emergência mesmo! Nada de empolgar com o montante e querer utilizá-lo para outros fins que não os de emergência. É importante ter foco e responsabilidade!

Estas são as principais dicas que você precisa saber sobre o que é a reserva de emergência e qual sua importância. Agora é começar a colocar o aprendizado em prática! E não se esqueça! Surgiu alguma situação inesperada e sua reserva ainda não é suficiente? A Zema Financeira está sempre à disposição para te ajudar no que for preciso. Com o empréstimo pessoal Zema você tem até 60 dias para começar a pagar e o dinheiro é liberado em até 1 dia útil após a aprovação. Você pode fazer uma simulação totalmente gratuita e 100% online aqui​. Conte sempre com a gente!​



Quer fazer um empréstimo online? Mulher Sorrindo com o celular na mão Simule gratuitamente