Cuidado com golpes e fraudes! A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados ou pagamentos por transferência bancária.
Não cobramos tarifas através de depósitos, nem antecipadamente nem após a contratação do empréstimo. Clique aqui para mais informações.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>5 dicas de economia financeira para quem mora sozinho
Novidades

5 dicas de economia financeira para quem mora sozinho

Morar sozinho é o sonho de muita gente. A sensação de liberdade e de independência é, além de atrativa, um grande marco na história de vida pessoal...

Morar sozinho é o sonho de muita gente. A sensação de liberdade e de independência é, além de atrativa, um grande marco na história de vida pessoal. Mas com grandes mudanças vêm também grandes responsabilidades, e a realidade está longe de ser um conto de fadas. Os gastos para se manter uma casa ou apartamento são altos e se você não tem ninguém para dividir as despesas é importante ficar bem atento para evitar problemas.  

 

Confira abaixo 5 dicas de economia financeira para quem mora sozinho. 

 

1 - Conheça todas as contas fixas 

Pode acreditar, muita gente recebe contas de água, luz, telefone e internet e já paga sem conferir nem ao menos o que está sendo gasto. É comum pagar pacotes completos de TV a cabo + telefonia e internet, por exemplo, porém mal assistir televisão. Analise se é mesmo necessário ter tantos canais e uma internet ultra rápida, se você mal para em casa. Às vezes a diferença de preço é mínima, mas um pouquinho todo mês se transforma em uma boa grana no final do ano. 

 

2 - Evite desperdícios, sempre! 

Sabe aquela luz que você deixou acesa no cômodo ao lado, por horas, sem estar lá? A geladeira que ficou com a porta aberta, o banho demorado, a torneira aberta enquanto lava as vasilhas ou escova os dentes. Pode acreditar, estas atitudes simples se transformam em dinheiro desperdiçado no fim do mês. Isso sem falar em como a natureza sai prejudicada. 

 

3 - Planeje a alimentação 

Almoço fora de casa costuma ser um dos principais gastos mensais, seja durante a semana no horário de trabalho, seja aos finais de semana, com amigos em um restaurante bacana. Aprender a cozinhar ao menos o básico ajuda muito, assim como planejar todo o consumo da semana e comprar somente o necessário. Alguns alimentos estragam facilmente, pesquise sobre eles e compre apenas quando for consumir rapidamente. Vale também fazer marmitinhas e levar para o trabalho, a prática está em alta! Seu dinheiro vale muito, lembre-se disso. 

 

4 - Precisa mesmo usar aplicativo de transporte? 

Aplicativos como Uber caíram no gosto de todo mundo, pois é uma forma muito confortável de ir ou voltar do trabalho ou da balada. Ocorre que gastar dez reais aqui e 15 ali, no final do mês vem aquele susto quando chega o cartão de crédito! A oferta de ônibus, metrô ou até outro meio de transporte como a bicicleta são muito eficientes, não caia nesta pegadinha! 

 

5 - Tenha uma reserva para imprevistos 

Não tem jeito, vez ou outra o chuveiro vai queimar, o cano entupir ou a cafeteira quebrar. É importante ter reservas de emergência, para que os estragos grandes ou pequenos sejam consertados sem maiores sustos. 

 

Com alguns cuidados e planejamento é muito tranquilo manter todos os gastos em dia, sem maiores preocupações. Mas às vezes a gente comete alguns errinhos e, quando vê, está precisando de ajuda financeira. Nestes momentos você pode contar com a Zema Financeira! Nosso empréstimo pessoal tem juros baixos e o pagamento é parcelado em até 24 vezes. Quer conferir? Clique aqui e faça uma simulação agora mesmo. 


Quer fazer um empréstimo online? Mulher Sorrindo com o celular na mão Simule gratuitamente