Cuidado com fraudes. A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>O que é score de crédito e como ele influencia na contratação do empréstimo pessoal
Novidades

O que é score de crédito e como ele influencia na contratação do empréstimo pessoal

Ao tentar realizar um pedido de empréstimo pela primeira vez, é natural que as pessoas se deparem com o termo "score de crédito" e se sintam perdidas, sem entender muito bem o que significa.
É interessante que além de saber o que é, você compreenda como o score é calculado e como influencia no sucesso da transação.

O score de crédito é uma análise realizada pelas instituições financeiras que tem como objetivo identificar qual é a capacidade que uma pessoa tem de quitar um empréstimo ou financiamento sem se tornar inadimplente.

Como o próprio nome diz - score quer dizer "pontuação" em inglês -, é um sistema de pontos que as instituições usam para definir o perfil, hábito de consumo e histórico de pagamento dos interessados antes de fornecer algum tipo de crédito.

Os pontos variam de 0 a 1.000 e são calculados com base em diversos critérios (onde uns têm mais peso que outros), tais como:

• Idade
• Renda
• Estado civil
• Região de moradia
• Registros no SPC e Serasa
• Outras dívidas em aberto
• Histórico financeiro
• Entre outros

Quanto mais alto o score, menor é a probabilidade de inadimplência, tendo como base o seguinte critério:

• Até 300 pontos -> alto risco de inadimplência
• Entre 300 e 700 pontos -> médio risco de inadimplência
• Acima de 700 pontos -> baixo risco de inadimplência​

As instituições financeiras entendem que se o score de uma pessoa é alto – ou seja, o risco dela se tornar inadimplente é baixo – os juros cobrados pela transação do empréstimo pessoal pode ser menor, uma vez que o risco de a instituição financeira ficar sem receber é menor. Em outras palavras, a instituição financeira cobra juros mais altos de quem tem o score mais baixo, pois as possibilidades desta pessoa não cumprir com o acordo e deixar de pagar o débito em dia são maiores. Risco maior de inadimplência significa juros mais altos. Por isso a necessidade de se preocupar em sempre ter um score elevado. Qualquer pessoa pode consultar o seu score em sites como o do Serasa Consumidor. Se o score é calculado de acordo com os hábitos de consumo e de pagamento, isto significa que ele é variável. Precisa de um empréstimo e quer melhorar o seu score? Estas são algumas das atitudes que você precisa tomar:

• Manter as contas sempre em dia, não atrasando o pagamento; • não realizar novas dívidas antes de ter quitado as antigas; • atualizar os dados no Serasa e comprovar renda.

É importante destacar que o score não muda imediatamente, sendo necessário um certo período de tempo para que o mercado identifique a mudança de comportamento do consumidor. Então a dica é começar a ter bons hábitos de pagamento tão logo seja possível. No entanto, apesar de o score alto facilitar bastante a possibilidade de se conseguir empréstimos, ele não é o único fator levado em consideração para a aprovação. Cada instituição tem seus próprios critérios.

Se enrolou com dívidas no cartão de crédito ou cheque especial? O empréstimo pessoal Zema Financeira tem taxas muito mais baixas que estas modalidades e pode ser uma boa alternativa para trocar dívidas caras por crédito mais barato e mais fácil que pagar. Em caso de dúvida, conte com a gente!
Quer fazer um empréstimo online? Simule gratuitamente