Cuidado com golpes e fraudes! A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados ou pagamentos por transferência bancária.
Não cobramos tarifas através de depósitos, nem antecipadamente nem após a contratação do empréstimo. Clique aqui para mais informações.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>O que é o Custo Efetivo Total (CET)
Novidades

O que é o Custo Efetivo Total (CET)

Quem já se planejou para realizar um empréstimo ou financiamento com certeza se deparou com o termo CET. Mas você sabe o que ele significa e para que serve?
Imagem de uma mão utilizando uma calculadora
​CET é a sigla para Custo Efetivo Total e é a taxa que corresponde a todos os encargos e despesas referentes às operações de crédito para pessoas físicas ou jurídicas.

Ao realizar uma simulação de empréstimo, muitas pessoas se atentam apenas à taxa de juros, valor e quantidade das parcelas. Mas é importante entender que não são apenas esses valores que devem ser analisados. O CET contém todos os tributos, taxas, despesas e encargos referentes a um empréstimo ou financiamento. Ele é comparado à taxa de conveniência que determinadas empresas cobram pelo serviço. Sendo assim, esse valor é variável de empresa para empresa.

Em outras palavras, o CET corresponde ao valor total da negociação. É o valor integral que será pago pela contratação do serviço. Seu principal objetivo é tornar mais fácil para o consumidor fazer a comparação entre diferentes ofertas de crédito oferecidas pelas várias instituições financeiras, gerando maior transparência. Ele deve ser comparado sempre considerando-se o mesmo valor de empréstimo e prazo de pagamento.

Todas as empresas são obrigadas a informar o CET no momento da assinatura de um serviço. Pode acontecer de os juros de financiamento serem baixos, mas o CET ser elevado. Assim, a contratação fica menos interessante do que a oferecida por outra empresa com juros um pouco mais elevados, porém com menor valor de CET.

Os custos adicionais que comumente são inseridos nos cálculos do CET incluem:

• IOF e outros impostos e tributos;
• Tarifas;
• Seguros;
• Ressarcimentos de despesas com cartório e outros;
• Pagamento de serviços terceirizados;
• S​erviços opcionais e demais despesas relacionadas à operação.

Então, não se esqueça: além de conferir as taxas de juros do empréstimo, fique atento também ao CET cobrado pela instituição financeira. Dinheiro é coisa séria. 

Na hora de realizar o seu empréstimo conte com o apoio de empresas consolidadas no mercado e que prezem pela segurança dos seus dados, como a Zema Financeira.

Para fazer uma simulação de empréstimo pessoal online e gratuita, clique aqui​​.

Quer fazer um empréstimo online? Mulher Sorrindo com o celular na mão Simule gratuitamente