Cuidado com fraudes. A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>O que é cadastro positivo e como ele auxilia na aprovação de serviços financeiros
Novidades

O que é cadastro positivo e como ele auxilia na aprovação de serviços financeiros

Você já deve ter ouvido falar no Cadastro Positivo, mas sabe o que ele é e para que serve?
O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne as informações de pagamentos dos consumidores, fazendo com que o mercado identifique se determinada pessoa paga as suas contas em dia, facilitando a aprovação de créditos financeiros, por exemplo. Funciona assim: o Cadastro Positivo registra as despesas contínuas que estão vinculadas a determinado CPF ou CNPJ, tais como contas de água, luz, telefone, TV a cabo, assistência médica e odontológica, instituições de ensino, instituições financeiras, entre outros débitos.

As instituições e os bancos em que o consumidor está vinculado são os responsáveis por repassarem os dados ao Cadastro Positivo, que é administrado por empresas especializadas em análises de crédito, como o SPC e Serasa. O Cadastro Positivo não registra em detalhes o produto que foi comprado. Os itens analisados são:

• Valor total da compra;
• Valor das parcelas;
• Data dos vencimentos;
• Data dos pagamentos;
• Valor dos pagamentos;
• D​ados cadastrais do consumido​r.

Pagando as contas em dia, o consumidor demonstra ao mercado que é um bom pagador e aumenta a confiança das instituições financeiras. Assim, a possibilidade de conseguir empréstimos e outros produtos financeiros é ampliada e, ainda melhor, com juros mais baixos! O Cadastro Positivo é uma das maneiras que ajudam a melhorar o score de crédito do consumidor. É uma ótima ajuda, principalmente para trabalhadores autônomos que não contam com o contracheque para comprovar sua renda.

Até 2018 a participação no Cadastro Positivo era opcional. O consumidor precisava se cadastrar no sistema. A partir de 2019 todo cidadão que possui CPF passou a participar automaticamente do Cadastro Positivo, mas é permitido que este solicite, de forma gratuita, a exclusão de suas informações.

Apenas empresas de serviços, comércio e instituições financeiras que estejam avaliando concessões de crédito ou transações que impliquem risco financeiro estão autorizadas a consultar os scores do consumidor. Ou seja, a sua avaliação não fica disponível para consulta pública. Além disso, há a obrigatoriedade de proteção dos dados, de acordo com as exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Agora que você já sabe o que é o Cadastro Positivo, fique atento para pagar todas as contas em dia e ser beneficiado com maior facilidade de aprovação nas análises de crédito. E lembre-se sempre de fazer seu empréstimo com empresas autorizadas pelo Banco Central, como a Zema Financeira. Em caso de dúvida, conte com a gente!
Quer fazer um empréstimo online? Simule gratuitamente