Ambos concedem empréstimos, são regulados pelo Banco Central e emitem investimentos. Então como saber em que se diferem?
Antes de tudo, é importante saber que todos os investimentos oferecidos por bancos ou financeiras são protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), entidade de proteção a correntistas e investidores. O FGC garante que mesmo em eventos graves, como de falência de uma instituição financeira, as aplicações estejam seguras.
As instituições financeiras são responsáveis pelo abastecimento de dinheiro ao mercado por meio da transferência de fundos de investidores para as empresas, através de empréstimos, depósitos e investimentos. Elas são importantes para a economia do país por oferecerem serviços de capital a longo prazo, mantendo o mercado aquecido.
Na verdade há mais semelhanças do que diferenças entre bancos e financeiras. Financeiras podem oferecer empréstimos, emitir LCs (Letras de Câmbio) e RDBs (Recibos de Depósito Bancário). Já os bancos oferecem outras opções, como CDBs (Certificado de Depósito Bancário), LCIs (Letra de Crédito Imobiliário), LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio), além de outros serviços.
O maior diferencial entre bancos e financeiras é que bancos oferecem conta corrente e rede de agências, o que não ocorre nas financeiras.
Uma dica importante para escolher a financeira ideal é pesquisar se ela é bem avaliada, seja através de amigos e conhecidos e pela internet.
Existem hoje diversos sites em que é possível avaliar determinada empresa.
A Zema Financeira faz parte do Grupo Zema, uma instituição com 96 anos de tradição, que oferece soluções financeiras digitais de forma fácil, rápida e sem burocracia.
Clique
aqui para conhecer mais detalhes do empréstimo pessoal 100% online e fazer uma simulação gratuita.