Cuidado com golpes e fraudes! A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados ou pagamentos por transferência bancária.
Não cobramos tarifas através de depósitos, nem antecipadamente nem após a contratação do empréstimo. Clique aqui para mais informações.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>Diferenças entre empréstimo pessoal x empréstimo consignado
Novidades

Diferenças entre empréstimo pessoal x empréstimo consignado

Quem precisa fazer um empréstimo financeiro pela primeira vez se depara com diversas modalidades de linhas de crédito e é comum ficar confuso e em dúvida sobre qual a melhor opção escolher.
Homem segurando notas de dinheiro e uma mulher fazendo anotações em um bloco de papel
​E a resposta é que o empréstimo ideal varia de acordo com as necessidades e características de quem está precisando. Por isso vamos explicar agora qual a diferença entre empréstimo pessoal e empréstimo consignado.

Primeiro é importante entender o que é empréstimo. De acordo com o Banco Central, empréstimo é um contrato entre o cliente e uma instituição financeira, onde ele recebe uma quantia em dinheiro que deverá ser devolvida em prazo e parcelas pré-acordadas, com o acréscimo de juros.

Quem contrata o empréstimo pessoal, também chamado de crédito pessoal, não precisa comprovar a finalidade do empréstimo. Basta fazer a solicitação e, se for aprovado, recebe o dinheiro na conta. A avaliação é simples e rápida, mas o solicitante precisa atender a algumas condições exigidas, tal como não ter o nome inscrito em órgãos de controle de crédito. Em outras palavras, ter o "nome limpo". No momento da solicitação, o próprio solicitante fornece o valor desejado, bem como em quantas parcelas deseja fazer o pagamento.

Já no empréstimo consignado, chamado também de crédito consignado, as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício previdenciário do contratante. Por isso, o empréstimo consignado só pode ser realizado por pessoas que possuam vínculo empregatício com empresas, sejam elas particulares ou públicas. Além disso, deve haver o convênio entre a empresa e a instituição que concederá o empréstimo. O pagamento, neste caso, é compulsório.

Assim, o empréstimo consignado permite que pessoas negativadas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou com registro negativo no SERASA possam contratar este serviço. Importante observar que para ser concedido o empréstimo não pode ultrapassar 30% do salário líquido ou benefício previdenciário do contratante.

​ Agora que você sabe a diferença, já pode solicitar o seu empréstimo. Contratar o empréstimo pessoal da Zema Financeira é muito simples. O processo é totalmente online e seguro. Faça uma simulação!
Quer fazer um empréstimo online? Mulher Sorrindo com o celular na mão Simule gratuitamente