Ter sua própria casa, um cantinho do seu jeito para fazer tudo como sempre quis é o desejo de muita gente. Mas quando realmente chega a hora, bate aquela insegurança e dúvidas sobre a viabilidade de se manter todos os custos de uma casa. Os gastos não são poucos mesmo, mas com planejamento tudo é possível!
Algumas pessoas estão saindo da casa dos pais e indo morar por conta própria pela primeira vez. Outras já deram o primeiro passo e foram morar com amigos, para ajudar a dividir as contas, e percebeu que agora é hora de dar um passo adiante e morar sozinho de vez. Qualquer que seja a situação, é importante se planejar com antecedência e economizar tudo que for possível pelo menos alguns meses antes.
Sair na cara e na coragem torna as coisas muito mais difíceis. O ideal é ter uma reserva que cubra pelo menos 6 meses dos gastos que você terá na casa nova. E como definir quais são esses valores? Vamos te mostrar a seguir!
O que comprar para morar sozinho - itens essenciais:
Um dos setores que mais se gasta ao montar uma casa nova é a cozinha. Afinal, é lá que ficam alguns dos equipamentos mais caros e primordiais: fogão, geladeira, microondas e armários, só para começar. E aí vêm as panelas, louças e talheres, copos, liquidificador... vale pensar que, se você for da turma que gosta de receber visitas, já é interessante investir em quantidade maior de utensílios. Comprar o jogo de peças costuma ficar mais em conta do que comprar avulso.
Para a sala, sofá, mesa, cadeiras e um rack já são suficientes. Máquina de lavar também é um item fundamental. Apesar de ser um equipamento caro e que pode assustar no primeiro momento, vale pensar que pagar para lavar roupas em lavanderias fica muito mais caro! Lembre-se também de comprar algumas peças de jogo de cama.
Já falando sobre os quartos, a cama e um guarda-roupas também são móveis que não dá para esperar. Nada de guardar suas roupas em caixas: elas podem mofar, ficar com cheiro ruim e o estresse de não encontrar facilmente o que precisa não compensa. Lembre-se de que tempo é dinheiro! O banheiro já é mais econômico: um armário e um bom chuveiro já são suficientes.
Listamos de forma mais geral todos os itens que são primordiais em uma casa. A escolha de cada um deles, bem como o material, potência, tamanho e capacidades variam de acordo com seu gosto, interesses, necessidades e, claro, dinheiro disponível! Felizmente existem no mercado grande variedade de opções que atendem às mais diversas faixas de renda.
Coloque tudo, absolutamente tudo, em uma planilha, bem como o valor de cada item e como poderá ser pago: à vista ou parcelado, no dinheiro ou no cartão, tudo deve ser devidamente detalhado para evitar que se gaste mais do que você é capaz de pagar ou acabe se esquecendo de pagar alguma fatura, gerar juros caríssimos.
No começo do texto falamos que te ajudaríamos a identificar quanto você irá gastar com a casa nova, para então definir um valor de reserva de emergência que cubra cerca de 6 meses dos seus gastos. É com a planilha acima que você será capaz de identificar esses valores, mas não é só isso: ainda é necessário acrescentar todas as contas básicas: água, luz, telefone e internet.
É, não é fácil mesmo! Os custos de se morar sozinho são consideráveis, mas valem o esforço. E é claro que a Zema Financeira pode te ajudar nesse momento de vida nova! Se estiver precisando de um dinheiro extra para agilizar as coisas, o empréstimo pessoal pode ser uma ótima opção: todo o dinheiro solicitado cai na sua conta em apenas um dia útil após a aprovação.
O pagamento é facilitado*, tendo até 40 dias para começar a pagar e pode ser parcelado em até 24 vezes, com prestações que cabem no orçamento. Ficou interessado? Você pode fazer uma simulação totalmente gratuita e 100% online, clicando
aqui.
*Taxas e condições de pagamento variam conforme análise do cadastro.