Cuidado com golpes e fraudes! A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados ou pagamentos por transferência bancária.
Não cobramos tarifas através de depósitos, nem antecipadamente nem após a contratação do empréstimo. Clique aqui para mais informações.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>O que é e como funciona a portabilidade de crédito
Novidades

O que é e como funciona a portabilidade de crédito

Você sabia que é possível fazer portabilidade de crédito de uma instituição financeira para outra? Assim como aquela portabilidade que é realizada nas operadoras de telefonia...

Você sabia que é possível fazer portabilidade de crédito de uma instituição financeira para outra? Assim como aquela portabilidade que é realizada nas operadoras de telefonia - e que é uma das modalidades de portabilidade mais conhecidas pelos brasileiros -, também é possível migrar o empréstimo pessoal contratado em uma financeira para outra. O cliente que contratou um empréstimo pode ter vários motivos para optar por fazer a transferência, tais como insatisfação com o atendimento prestado ou até quantidade de parcelas ou valores dos juros cobrados, por exemplo. 

 

Qualquer pessoa pode fazer a portabilidade de crédito, desde que parte do contrato em andamento esteja quitado. A porcentagem de quitação obrigatória pode variar de instituição para instituição, mas normalmente fica entre 15% e 20%. Além disso, a instituição financeira onde o contrato foi firmado deve emitir um documento informando os seguintes itens: 

- número do contrato e modalidade; 

- saldo devedor atualizado e demonstrativo de sua evolução; 

- sistema de pagamento; 

- taxa de juros anual, nominal e efetiva; 

- valor de cada prestação; 

- data do último vencimento. 

A instituição financeira pode até propor uma renegociação, de modo a evitar perder o cliente. Porém, se a proposta não for aceita pelo cliente em até 5 dias úteis, a financeira tem a obrigação de passar todos os dados acima citados. 

 

Antes de decidir pela portabilidade de crédito, analise muito bem o valor que será cobrado pela nova instituição financeira. Estude todas as condições do novo contrato, como o saldo devedor e a quantidade de parcelas, além do CET (Custo Efetivo Total), que precisa ser menor do que o que é pago atualmente para compensar. 

 

Agora que você já sabe o que é e como funciona a portabilidade de crédito, conheça o empréstimo pessoal da Zema Financeira, que possui uma das melhores taxas de juros do mercado. Faça agora mesmo uma simulação gratuita e online clicando aqui. 


Quer fazer um empréstimo online? Mulher Sorrindo com o celular na mão Simule gratuitamente