Finalmente chegou novembro e o brasileiro já está fazendo contagem regressiva para a Copa do Mundo, que pela primeira vez na história acontece no Oriente Médio. É a primeira vez também que o evento esportivo ocorre no final do ano: a data foi alterada devido ao intenso calor que faz no Catar no meio do ano, época em que os jogos aconteciam até então. É uma grande festa, mas que pode impactar na economia de diversos países, não apenas no país sede, como vamos te mostrar abaixo.
Esta será a Copa do Mundo mais cara da história, custando 19 vezes mais que o evento no Brasil e 15 vezes mais que o na Rússia. O investimento de US$ 220 bilhões supera o Produto Interno Bruto (PIB) do país! O campeonato atrai a atenção de cerca da metade da população mundial e isso se reflete também na economia.
Com os possíveis feriados ou nos dias de jogos ou mesmo algumas horas de folga do trabalho nos horários dos jogos, a produção do país tende a desacelerar. Por outro lado, o comércio, principalmente os bares e restaurantes, se beneficiam do maior consumo em dias e horários que normalmente seriam incomuns.
Com as análises acima, fica fácil entender que tanto empresários como pessoas físicas precisam ficar atentos. O comerciante deve aproveitar a oportunidade, adquirindo um estoque maior para atender a demanda, enquanto o cliente precisa ter consciência dos gastos, ainda mais neste ano em que a inflação dos alimentos está nas alturas e o consumo em bares e restaurantes teve o preço elevado.
Vale a pena consultar a tabela dos jogos para se programar. Analise antecipadamente sua conta bancária e veja quanto pode gastar por jogo. Será que é válido assistir todos os jogos do Brasil em bares ou restaurantes? Assistir em casa com os amigos costuma ficar bem mais em conta, então pese todos os prós e os contras antes de sair de casa. A emoção (seja a felicidade pela vitória ou a tristeza da derrota) faz com que no calor do momento a gente faça gastos indesejados. Cuidado para não se descuidar!
Vamos torcer por mais uma conquista da nossa seleção, mas sempre com consciência financeira! E enquanto os jogos não começam, aproveite para aprender um pouco mais sobre finanças de forma leve e descomplicada! Clique aqui para acessar outros conteúdos do nosso blog.