Cuidado com golpes e fraudes! A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados ou pagamentos por transferência bancária.
Não cobramos tarifas através de depósitos, nem antecipadamente nem após a contratação do empréstimo. Clique aqui para mais informações.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>Conheça o PIX, sistema de pagamento e transferências instantâneas lançado pelo Banco Central
Novidades

Conheça o PIX, sistema de pagamento e transferências instantâneas lançado pelo Banco Central

O Banco Central anunciou recentemente o lançamento do PIX, sistema de pagamento que promete revolucionar a forma como realizamos compras e fazemos transferências monetárias...


O Banco Central anunciou recentemente o lançamento do PIX, sistema de pagamento que promete revolucionar a forma como realizamos compras e fazemos transferências monetárias. Atualmente, as transferências entre bancos distintos são realizadas via TEDs e DOCs. Já os pagamentos são realizados por meio de boleto, cartão de crédito ou débito. Estas transações podem demorar até mais de dois dias para serem realizadas, como é o caso do boleto, e algumas horas dependendo do horário, como é o caso dos TEDs. Com o PIX, todas estas transações serão imediatas, independente do dia ou horário da semana, levando no máximo 10 segundos para que seja efetivada.

O novo serviço será útil para todos: grandes empresas, pequenos negócios e pessoa física. Qualquer vendedor pode se cadastrar e aceitar o PIX como pagamento, com o dinheiro caindo na conta imediatamente, o que nem sempre acontece quando o pagamento é feito via cartão de crédito. Desta forma, fica muito mais fácil para um lojista ou comerciante manter o fluxo de caixa organizado. Pessoas físicas também podem realizar transferências entre si de forma rápida e segura.

Para utilizar o serviço, tanto o pagador quanto o recebedor precisam ter conta em algum banco, instituição financeira ou fintech. Será necessário baixar o aplicativo, fazer o cadastro e selecionar como será feito o pagamento. Este pode ser via QR Code ou por meio de “chaves de endereçamento”, que nada mais são do que informações como e-mail, CPF/CNPJ ou número de celular. Basta ler o código QR Code ou informar uma das chaves de endereçamento, colocar o valor a ser pago, conferir as informações, inserir a senha e pronto! Pagamento ou transferência concluída!

Benefícios para quem vai pagar via PIX:
- mais rápido, barato e seguro;
- mais prático;
- mais simples;
- evitar andar com dinheiro físico (papel moeda);
- possibilidade de integração com outros serviços.

Benefícios para quem vai receber via PIX:
- redução de custos;
- recebe imediatamente, melhorando o fluxo de caixa;
- dispensa o uso da máquina de cartão.

A expectativa é que o PIX comece a operar em novembro de 2020. O Banco Central anunciou que mais de 980 instituições financeiras já solicitaram a adesão. Bancos e fintechs com mais de 500 mil contas são obrigados a participar da modalidade.

E tem mais: já foi anunciado que o PIX será gratuito para pessoas físicas e que será permitido também saques por meio de lojas de rede varejista que não fazem parte do sistema financeiro. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, disse: “O que posso adiantar é que essa facilidade visa a trazer mais eficiência, por meio da reutilização do dinheiro no varejo e do aproveitamento dessa rede, e fomentar a competição, ampliando as opções e a capilaridade das instituições para ofertarem o saque”. Ele informou que mais detalhes sobre o PIX serão revelados em agosto deste ano.

Estamos ansiosos para ver o PIX em funcionamento, oferecendo ainda mais comodidade e segurança nas transações. E você, o que achou desta novidade? Conte pra gente nos comentários! E não se esqueça, a Zema Financeira oferece empréstimo facilitado com juros baixos e facilidade de pagamento. Se precisar de ajuda, conte com a gente! Clique aqui e faça uma simulação agora mesmo.



Quer fazer um empréstimo online? Mulher Sorrindo com o celular na mão Simule gratuitamente