Cuidado com golpes e fraudes! A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados ou pagamentos por transferência bancária.
Não cobramos tarifas através de depósitos, nem antecipadamente nem após a contratação do empréstimo. Clique aqui para mais informações.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>Com o objetivo de promover educação financeira aos cidadãos, Governo Federal cria o Fórum Brasileiro de Educação Financeira
Novidades

Com o objetivo de promover educação financeira aos cidadãos, Governo Federal cria o Fórum Brasileiro de Educação Financeira

Com o objetivo de promover uma educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal no País, o Governo Federal publicou no começo deste mês de junho o Decreto nº 10.393, que institui o Fórum Brasileiro de Educação Financeira ...

Com o objetivo de promover uma educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal no País, o Governo Federal publicou no começo deste mês de junho o Decreto nº 10.393, que institui o Fórum Brasileiro de Educação Financeira - FBEF e a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF. O ENEF tem caráter permanente e amplia o alcance das ações de educação financeira no país. Já o FBEF será o colegiado responsável pela governança do ENEF, composto por um colegiado de 8 órgãos e entidades públicas federais, os quais irão criar propostas de articulação com a sociedade, sendo estes:


  • Banco Central do Brasil;

  • Comissão de Valores Mobiliários;

  • Superintendência de Seguros Privados;

  • Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia;

  • Secretaria de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia;

  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar;

  • Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública; e

  • Ministério da Educação.


Fica a cargo do Banco Central a primeira presidência do Fórum, exercida pelo diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Maurício Costa de Moura. A cada 24 meses, a presidência será trocada, em forma de rodízio.


Caberá ao FBEB convidar entidades públicas e privadas que tenham interesse em promover educação financeira, estimulando-as a realizarem ações e atividades educativas, bem como divulgar estas ações para a sociedade. O órgão fica encarregado ainda de oferecer suporte técnico às entidades que precisarem.


Já estão previstas algumas ações a serem implantadas, sendo que uma das primeiras atividades será a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), um evento nacional que contará com a parceria de diversos parceiros institucionais, com o objetivo de divulgar o projeto e chamar a atenção da sociedade sobre o tema.


Com o trabalho do FBEB e da ENEF agindo de forma conjunta, o Brasil se une a outros países internacionais que realizam boas práticas no sentido de educar a população, promovendo o desenvolvimento de indivíduos, famílias e da sociedade como um todo, fortalecendo, assim, a economia financeira do país.


A Zema Financeira acredita que um país só consegue progredir quando a situação financeira de sua população está fortalecida. Para que isto aconteça, a educação financeira é sem dúvidas o primeiro e mais importante passo. É muito importante que cada pessoa conheça sua renda, seus gastos, saiba como evitar dívidas, como guardar seu dinheiro e como, quando necessário, saiba recorrer a fontes de crédito adequadas, junto à instituições regulamentadas, como o empréstimo pessoal da Zema Financeira, por exemplo. Para auxiliar neste conhecimento, temos diversos textos informativos sobre finanças e educação financeira com leitura simples e de fácil entendimento. Você pode acessar todos os artigos em nosso blog. Clique aqui para ver a lista completa.

E caso precise de um empréstimo pessoal também pode contar com a gente, clicando aqui.



Quer fazer um empréstimo online? Mulher Sorrindo com o celular na mão Simule gratuitamente