Cuidado com fraudes. A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados.
Antes de pagar qualquer boleto verifique os dados do emitente (nome e CNPJ) e confira se são os mesmos do contrato assinado.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>CONFIRA 5 DICAS DE SUCESSO PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO DO CASAL
Novidades

CONFIRA 5 DICAS DE SUCESSO PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO DO CASAL

Morar a dois não é fácil. Além de ter que se adaptar à nova rotina, aos gostos e hábitos de outra pessoa, ainda tem o fator financeiro...
Mulher segurando uma calculadora e olhando um papel que está sendo segurado por um homem com um notebook no colo
​Morar a dois não é fácil. Além de ter que se adaptar à nova rotina, aos gostos e hábitos de outra pessoa, ainda tem o fator financeiro. Como ter uma vida estabilizada, dividir as contas e ao mesmo tempo manter certa privacidade? Falar sobre dinheiro com o parceiro pode não ser fácil para muitos casais, mas, acredite, é fundamental para evitar problemas financeiros.
De acordo com pesquisa realizada pelo SPC Brasil, quatro em cada dez casais brigam por divergências relacionadas a dinheiro. Os principais motivos são referentes aos gastos da casa, reservas para imprevistos e quando um não quer pagar pelos gastos adicionais do parceiro.
Para evitar que isso aconteça, o ideal é abrir o jogo em relação ao salário e rendimentos de cada um, identificar os gastos conjuntos do casal (tais como contas fixas), as metas e objetivos ao longo da vida (desde a próxima viagem até a compra de um carro ou itens para casa, além de uma reserva para emergências) e, assim, entenderem como o dinheiro de cada um será aplicado.
Confira agora 5 dicas de planejamento financeiro para o casal!
1- Conversem sobre quanto ganham e gastam
Sim, a partir do momento que você decidiu compartilhar a vida com alguém, morando juntos e dividindo um espaço que tem despesas, não dá pra evitar. É preciso uma conversa aberta sobre quanto cada um ganha, conhecer quais são os gastos fixos e definir como será a divisão. Há casais que preferem dividir as contas igualmente. Outros entendem que quem recebe mais, paga mais, proporcionalmente. O ideal é conversarem até entenderem o que fica melhor para o casal.
2- Registrar todos os gastos
Os gastos fixos, como conta de água, luz e telefone, são mais fáceis de entrarem na divisão. Mas e os gastos variáveis, como a conta do supermercado que um fez em um dia, a gasolina que o outro colocou no carro e o pãozinho da padaria comprado eventualmente? Para que não haja sobrecarga para um lado, recomenda-se anotar tudo e chegar a um consenso sobre a divisão ao final de cada semana, de preferência.
3- Defina planos de curto, médio e longo prazo
Um casal sempre tem planos, seja de viajar no próximo feriado ou comprar uma geladeira nova. É importante estabelecer conjuntamente estes objetivos, fazendo uma estimativa de quanto dinheiro será necessário para sua realização e então já irem guardando uma quantia.
4- Faça sempre uma reserva de segurança
Além do valor reservado para a realização dos planejamentos descritos acima, é importante manter uma reserva de emergência. Seja por motivos de doença, problemas com o carro ou com os eletrodomésticos, imprevistos sempre acontecem e é preciso estar preparado.
5- Cuidado com o cartão de crédito e débito!
Cartão de crédito costuma ser um problema para muitos casais, principalmente se a conta é conjunta e os gastos não são facilmente identificados. O ideal é comprar à vista, sempre que possível, e não se esquecer de anotar todos os gastos, conforme descrito no tópico 2.
Mas se ainda assim a vida financeira do casal se complicar, as dívidas aparecerem ou até mesmo se estiver tudo bem e o objetivo for adquirir novos bens, conte com a ajuda da Zema Financeira! Nossa equipe está à disposição para auxiliar no bem-estar financeiro e conquistas do casal. Se quiser fazer uma simulação de empréstimo 100% online é só clicar aqui.



Quer fazer um empréstimo online? Mulher Sorrindo com o celular na mão Simule gratuitamente