Cuidado com golpes e fraudes! A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados ou pagamentos por transferência bancária.
Não cobramos tarifas através de depósitos, nem antecipadamente nem após a contratação do empréstimo. Clique aqui para mais informações.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>Como não se endividar com os gastos a mais do começo do ano
Novidades

Como não se endividar com os gastos a mais do começo do ano

Não tem jeito, todo começo de ano é a mesma história: pessoas fazendo contas e mais contas em janeiro, para enfrentar as várias despesas que surgem nestas datas.
Mulher sentada no sofá calculando dívidas

​​

Não tem jeito, todo começo de ano é a mesma história: pessoas fazendo contas e mais contas em janeiro, para enfrentar as várias despesas que surgem nestas datas. Planejamento a longo prazo sempre é a melhor opção, mas se você faz parte do time que só deixa para se preocupar com as dívidas quando elas aparecem, confira agora o que fazer para não entrar em uma enrascada logo nos primeiros dias do ano.

É oficial: segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) no final de 2018, apenas 9% dos brasileiros disseram ter condições de pagar todos as despesas de fim de ano com seus próprios rendimentos. E pior: 11% das pessoas disseram não ter feito nenhum planejamento para conseguir pagar todos os compromissos.

Mas há quem se previna: 31% dos entrevistados conseguiram juntar dinheiro ao longo do ano e outros 31% informaram que guardaram ao menos uma parte do 13° para pagar as dívidas do começo do ano.

E os compromissos são muitos! IPTU, IPVA, matrícula e material escolar e os gastos de final de ano com o Natal e Réveillon, que se acumulam nas faturas dos cartões de crédito.

Se você ainda não faz um planejamento a curto, médio e longo prazo, a primeira coisa a fazer é mudar a mentalidade, essa é uma etapa fundamental para evitar endividamentos. Existem várias planilhas de controle financeiro disponíveis na internet. Encontre a melhor pra você e comece agora a mesmo a preenche-la. Liste todos os gastos fixos como aluguel, contas de água, luz, telefone e internet. Anote diariamente todos os gastos e divida-os por categoria: restaurante, gasolina, supermercado, educação, etc. Analise se há gastos desnecessários e comece a economizar.

É importante ter a exata compreensão do quanto se recebe mensalmente e quais são os gastos necessários. Com estas informações, verifique se será possível pagar os impostos como IPTU e IPVA de uma única vez e antes do prazo de vencimento, pois assim é possível obter algum desconto. Se não for possível, há a opção de parcelamento. Mas não se esqueça de pagar sempre em dia, para evitar multas e gastos desnecessários.

Outra dica importante para economizar no começo do ano é reaproveitar o material escolar. Veja se é possível utilizar os mesmos cadernos, canetas e mochila do ano anterior e compre apenas o que for estritamente necessário.

Observe também o guarda-roupa e outros objetos da casa. Roupas não usadas há muito tempo podem ser vendidas e, assim, ser uma fonte de renda extra! Se a condição financeira estiver muito apertada, verifique também a possibilidade de conseguir outra fonte de renda mesmo que provisória. Uma boa opção é fazer doces ou salgadinhos e vender para amigos ou em locais de muito movimento. Que tal tentar uma parceria com a lanchonete perto da sua casa ou do trabalho?

Os gastos no começo do ano são mesmo maiores do que em outras épocas, mas com um bom planejamento é possível terminar janeiro sem se complicar financeiramente. E não se esqueça: se precisar de ajuda, conte com a Zema Financeira! Com nosso empréstimo pessoal você pode realizar os seus sonhos ou mesmo sair do aperto, recebendo o dinheiro na conta em até um dia útil. Também é possível programar o vencimento para a data que você preferir, como por exemplo o dia de recebimento do seu salário. Acesse já o nosso site​ e faça uma simulação.​



Quer fazer um empréstimo online? Mulher Sorrindo com o celular na mão Simule gratuitamente