Muito popular no Brasil desde 2010, a Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano pelo consumidor brasileiro, que vê nas promoções uma chance de fazer compras pagando mais barato. O problema acontece quando estas compras são exageradas e não planejadas.
Neste ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro, mas muitas lojas começam a fazer o esquenta das ofertas durante todo o mês de novembro. É a oportunidade que os lojistas encontram para acabar com o estoque atual, visando trazer novidades para o Natal.
Aproveite as 5 dicas para fazer compras na Black Friday de forma consciente e tire o melhor proveito desta ação:
1 - Defina o valor total que você pode gastar
Analise suas finanças e veja quanto você pode gastar. Vale lembrar que a maioria dos brasileiros fazem compras parceladas. Se este for o seu caso, veja se mensalmente será capaz de pagar toda a fatura do cartão de crédito, sem atrasos.
2 - Defina as prioridades
Faça uma lista de tudo aquilo que deseja comprar, por ordem de prioridades, e siga à risca. Atingiu o limite máximo estabelecido? Pare de comprar! Provavelmente você vai se sentir tentado a comprar outras coisas que estejam ou não na lista, mas o objetivo dela é justamente fazer com que você faça as compras certas. Lembre-se dos meses futuros!
3 - Pesquise bastante
É importante pesquisar o preço dos itens que você deseja comprar tanto antes da Black Friday quanto durante o evento, para comparar se o produto está realmente com um desconto interessante.
4 - Cuidado com golpes
Se golpes financeiros acontecem aos milhares diariamente, imagina durante um dia inteirinho destinado às compras! Dê preferência para fazer compras em lojas já conhecidas por você anteriormente. Além disso, evite clicar em links recebidos por e-mail, WhatsApp ou redes sociais. Digite manualmente o endereço eletrônico da loja que você deseja comprar. Lembre-se também de jamais fornecer sua senha a terceiros.
5 - Conheça os seus direitos
Fez uma compra por impulso e se arrependeu ou não gostou do produto recebido? De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem o prazo de 7 dias após o recebimento do produto para comunicar à loja sobre a desistência e solicitar a devolução do valor, sem precisar de qualquer justificativa, caso ainda não tenha utilizado o produto.
Gostou deste conteúdo? Lembre-se de acompanhar os canais da Zema Financeira para mais dicas de educação financeira. E se estiver precisando de uma ajuda para colocar as contas em dia ou investir em algum projeto, conheça nossas soluções: