A vida não está fácil para os brasileiros. Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) do dia 7 de junho de 2022 mostra que 28,7% dos lares do país estão endividados, o maior percentual registrado desde janeiro de 2010. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) revela que quase três em cada dez famílias brasileiras têm contas em atraso atualmente.
Por conta da inflação, o orçamento familiar está menor, se comparado aos anos anteriores, o que acaba gerando um comprometimento maior da renda familiar, que precisa se dividir em prioridades como alimentação e contas a pagar.
Diante deste cenário, o questionamento sobre se vale a pena fazer um empréstimo para pagar dívidas sempre aparece e, sim, em algumas ocasiões o empréstimo é uma ótima opção. Mas é muito importante analisar todas as condições.
Por falta de conhecimento e informações, muitas pessoas ficam receosas de fazer empréstimo. Por outro lado, existem pessoas que fazem empréstimo sem planejar direito e, aí sim, acabam entrando em um problema ainda maior. Empréstimo é coisa séria e só deve ser feito depois de muitas análises.
Ninguém quer ficar endividado e com o nome sujo no mercado, por isso a primeira coisa a se fazer é listar todas as dívidas por ordem de prioridade, colocando em primeiro lugar aquelas que são mais urgentes, como conta de luz, água, mensalidade do plano de saúde, por exemplo. Financiamento de imóveis ou veículos também entram na lista de prioridade, sob o risco de perder o bem caso o pagamento não seja realizado.
A vantagem do empréstimo pessoal é que, uma vez aprovado, todo o dinheiro solicitado cai na conta bancária em até um dia útil. Além disso, aqui na Zema Financeira você tem até 40 dias para começar a pagar e pode parcelar em até 24 vezes. Sendo assim, você consegue quitar ou abater grande parte da dívida vigente e acaba com o risco de ter a energia cortada, o plano suspenso ou o bem tomado.
Outra situação onde o empréstimo pessoal é favorável é quando os juros da sua dívida atual são maiores que os juros do empréstimo. Neste caso, dependendo do valor da dívida você pode quitá-la à vista e ainda conseguir um desconto, que pode ser negociado. E então você ficará pagando apenas o empréstimo pessoal, com parcelas fixas do início ao fim do contrato. Para isso, avalie atentamente o valor da dívida atual com os juros e o valor a ser pago em caso de realização do empréstimo pessoal.
Além do empréstimo pessoal, outra opção de empréstimo para aliviar suas dívidas é a Antecipação do Saque Aniversário FGTS, com garantia do seu FGTS! Se você optou pela modalidade Saque Aniversário e possui saldo em sua(s) conta(s) do FGTS, então você pode contratar o empréstimo com a Zema Financeira utilizando os recursos de até 7 parcelas anuais.
As principais vantagens da Antecipação Saque Aniversário FGTS são o pagamento anual sem parcelas mensais, sem consulta ao SPC/Serasa, não compromete outras linhas de crédito, pode ser antecipado até 7 anos do FGTS e o dinheiro cai na conta em até um dia útil!
Antes de solicitar um empréstimo, analise suas finanças. Você vai conseguir pagar mensalmente o valor acordado? O valor a ser pago mensalmente pelo empréstimo pessoal é informado no momento que você faz a simulação. Atenção, jamais aceite fazer o empréstimo onde o valor mensal é maior do que o que você consegue pagar! Se isso acontecer, suas dívidas irão aumentar ainda mais.
Se você estiver passando por problemas com dívidas, recomendamos que leia os outros posts publicados
aqui em nosso blog. Compartilhamos muitas dicas de educação financeira para você não entrar em dívidas e, caso já as tenha, saber como acabar com elas da forma mais fácil e segura.
Se precisar de uma força para se livrar de dívidas, analise as opções de empréstimos que a Zema Financeira tem para te ajudar!
Clique aqui para conhecer mais sobre a Antecipação do Saque Aniversário FGTS.
Clique aqui para fazer uma simulação 100% online e gratuita do Empréstimo Pessoal Zema Financeira.