Essa é para você que tem algum empréstimo em qualquer instituição financeira: sabia que é possível migrar, de forma gratuita, o seu empréstimo para outra instituição e conseguir juros menores? Trata-se da portabilidade de empréstimo e vamos te explicar agora como funciona.
Você já deve ter passado pela situação de comprar um produto e depois ver um produto idêntico mais barato em outras lojas, e sentir raiva por isso! Neste caso não há o que fazer, mas com o empréstimo pessoal a situação é diferente! Estamos falando da portabilidade de empréstimo, ou portabilidade de crédito.
Se você contratou um empréstimo pessoal em determinada instituição e depois de um tempo percebeu que outra financeira oferta melhores condições, tais como menores taxas, facilidade de pagamento ou até mesmo um atendimento melhor, saiba que está apto a fazer a portabilidade.
É possível realizar a portabilidade a qualquer momento, caso a nova instituição aceite a transferência. Qualquer tipo de empréstimo pode ser transferido, mas desde que seja da mesma categoria. Por exemplo, um empréstimo pessoal pode ser trocado de instituição, mas continuando como empréstimo pessoal.
Para fazer a portabilidade de empréstimo não tem segredo, basta entrar em contato com a instituição onde você possui o empréstimo atual e solicitar o extrato com o saldo ainda em débito. A instituição tem um dia útil para enviar o extrato, contendo as seguintes informações:
- Número do contrato;
- Saldo devedor atualizado;
- Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
- Sistema de pagamento;
- Modalidade de crédito;
- Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
- Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos;
- Prazo total e remanescente;
- Data do último vencimento da operação.
Com o extrato em mãos, você deve entrar em contato com a nova instituição financeira para a qual deseja migrar. Em caso de aprovação da portabilidade, todo o processo é realizado entre as duas instituições: a nova irá pagar todo o seu débito à instituição antiga, e a partir daí o seu empréstimo deverá ser pago à nova financeira, de acordo com os novos dados acordados.
Antes de fazer a portabilidade é muito importante que você conheça muito bem a sua dívida com a financeira atual, quanto ainda deve e quais são os juros. O mesmo deve acontecer com a instituição para a qual você deseja migrar, evitando qualquer prejuízo. Pesquise atentamente todas as opções e faça comparativos. Fique atento a todas as tarifas e detalhes dos contratos.
Gostou desta informação? Caso tenha um empréstimo pessoal em outra instituição e deseja migrar para a Zema Financeira, basta entrar em contato! Oferecemos empréstimos de até R$ 15mil com pagamentos em até 24 parcelas e até 40 dias para começar a pagar! E se você ainda não tem um empréstimo, mas está precisando, basta fazer uma simulação agora mesmo,
clicando aqui.