O serviço de crédito é um dos produtos financeiros mais solicitados no Brasil, porém muita gente não conhece as diferenças entre as modalidades. Enquanto o empréstimo pessoal é mais simples e pode ser realizado por clientes de modo geral, o empréstimo consignado tem requisitos pré-definidos, que iremos mostrar neste texto.
Para solicitar o empréstimo pessoal, é necessário que o interessado tenha mais de 18 anos e possua comprovante de renda. Em boa parte dos casos, o solicitante já é cliente da instituição financeira, fazendo com que o processo seja ainda mais fácil e a aprovação liberada sem maiores impedimentos. Neste caso, o dinheiro solicitado cai integralmente na conta do solicitante, que por sua vez irá pagar mensalmente à instituição através de boletos bancários.
Já o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito onde o valor das parcelas que o solicitante deve pagar à instituição financeira é debitado diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS, no caso dos aposentados e pensionistas. Sendo assim, o risco de inadimplência é mínimo, o que pode fazer com que esta modalidade ofereça juros menores.
Nos dois casos, o dinheiro solicitado pode ser utilizado para qualquer finalidade. O que vai diferenciar é a forma de pagamento do empréstimo recebido. Sendo assim, qual é a melhor opção? Para chegar a esta resposta, o interessado deve analisar cuidadosamente cada caso. Quem não consegue comprovar renda, por exemplo, não vai conseguir fazer um empréstimo pessoal.
O recomendado é verificar quais modalidades estão disponíveis, qual o valor máximo disponibilizado, quais as taxas de juros e a quantidade máxima de parcelas, por exemplo. Para então se chegar a uma decisão de qual é a melhor opção para cada caso.
Está precisando de dinheiro para quitar dívidas, investir no próprio negócio ou realizar o seu sonho? Faça agora mesmo uma simulação de empréstimo pessoal ou empréstimo consignado
clicando aqui!