Profissionais que trabalham em regime CLT ficam muito felizes e ansiosos com a chegada do 13º, afinal é um dinheiro muito bem-vindo e que pode ajudar a fechar o ano com a conta no azul, equilibrada e sem dívidas. Mas o alívio só aparece para aqueles que sabem aproveitar o dinheiro da melhor forma possível, como mostraremos a seguir.
Implementado no Brasil em 1962, o valor do décimo terceiro é o mesmo valor do salário mensal do empregado caso ele tenha mantido vínculo com a empresa por, pelo menos, 12 meses. Caso esteja na empresa há menos tempo, o cálculo é feito proporcionalmente ao tempo do vínculo empregatício.
O dinheiro faz muito bem para a saúde financeira do trabalhador, mas também para a economia do país: segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 83 milhões de brasileiros serão beneficiados com o 13º salário, sendo que o pagamento médio será de R$ 2.539,00. Com isso, nada menos do que 233 bilhões de reais serão injetados na economia brasileira.
É claro que é ótimo ver a economia do país sendo movimentada por trabalhadores conseguindo fazer compras, mas cuidado! Para que o dinheiro seja útil, é importante saber como usá-lo. Veja 4 maneiras vantajosas de usar seu 13°:
Pagar dívidas
Não tem outro jeito, se você tem dívidas a primeira coisa que deve fazer para virar o ano tranquilo é quitá-las. Começar o ano já com contas a pagar prejudica todo o seu planejamento e te atrapalha a melhorar financeiramente. Então é isso: se tem dívidas, primeiro acabe com elas.
Comprar o estritamente necessário
Se você já pagou suas dívidas e ainda sobrou um dinheirinho, agora é o momento de comprar os itens que precisa de verdade. Faça uma lista com tudo que é verdadeiramente necessário, colocando em ordem de prioridade e faça compras conscientes. Não vá entrar em mais uma dívida, compre apenas se já tiver o dinheiro suficiente.
Separar um valor para os impostos e demais gastos de começo de ano
IPTU, IPVA, material escolar... começo de ano é uma loucura com tantos impostos e despesas. Vale a pena reservar uma parte do seu 13° para quitar esses gastos. Lembre-se de que existem casos onde é possível receber um desconto para pagamentos à vista.
Comece o ano poupando!
Que tal aproveitar a virada de ano para criar ou aumentar sua reserva de emergência? Ou ainda começar a fazer investimentos? Se sua situação financeira está mais equilibrada, é a hora de dar um passo à frente no mundo financeiro e usar o 13° salário pode ser uma boa opção.
Estas foram as nossas dicas para que o seu 13° seja utilizado da melhor maneira possível e seja um motivo de evolução financeira. E você já sabe! Precisando de uma força para realizar algum projeto de forma mais rápida, o empréstimo pessoal da Zema Financeira pode ser uma excelente opção.
Clique aqui e faça uma simulação 100% online e gratuita.