Cuidado com golpes e fraudes! A Zema Financeira nunca solicita depósitos adiantados ou pagamentos por transferência bancária.
Não cobramos tarifas através de depósitos, nem antecipadamente nem após a contratação do empréstimo. Clique aqui para mais informações.
Skip Navigation LinksPágina inicial>Blog>Como a economia compartilhada pode ser um meio de fortalecimento em tempos de crise
Novidades

Como a economia compartilhada pode ser um meio de fortalecimento em tempos de crise

A economia colaborativa está longe de ser um termo ou até mesmo uma prática moderna. Também chamada de economia compartilhada ou em rede, o conceito nada mais é do que um sistema onde bens...

A economia colaborativa está longe de ser um termo ou até mesmo uma prática moderna. Também chamada de economia compartilhada ou em rede, o conceito nada mais é do que um sistema onde bens e serviços podem ser adquiridos ou usados como forma de moeda. Pois é, faz lembrar mesmo o escambo, modalidade de troca de produtos e serviços que existia no mundo muito antes do capitalismo como conhecemos e vivemos hoje.

Então embora não seja nova, a economia compartilhada já estava voltando a ser muito utilizada nos últimos tempos. Com um pensamento focado não só na economia financeira, mas também nos cuidados com o meio ambiente, a sociedade começou aos poucos a desvalorizar o consumismo desenfreado, começando a mudar assim a maneira como o mercado se comporta.

Se a economia já estava passando por uma fase de mudanças antes mesmo do aparecimento do coronavírus, o surgimento da doença e a consequente quarentena aceleraram de vez esta forma de consumo. Muitas pessoas ficaram desempregadas ou tiveram seus salários reduzidos. Além disso, a recomendação é de que as pessoas fiquem em casa sempre que possível e evitem sair até para fazer compras. A união destas situações fez com que se confirmasse a importância do uso coletivo de produtos e serviços, além de valorizar também o comércio local.

Para ilustrar melhor o que é economia colaborativa e como ela vem sendo bastante utilizada nos últimos anos, basta lembrar de alguns dos principais serviços que usamos hoje em dia: Olx, Uber, Airbnb, coworkings e vaquinhas virtuais (crowdfunding) são ótimos exemplos. E apesar de citar estas grandes empresas, este formato de consumo é extremamente eficaz também para pequenas empresas, profissionais liberais e até mesmo pessoas físicas, o cidadão.

Como o próprio nome diz, para que a economia colaborativa funcione de maneira eficaz, é importante o apoio das pessoas ao redor. Imagine que você é dono de uma lanchonete e está entregando lanches por delivery, porém não trabalha com doces. Mas existe alguém nas redondezas que fabrica doces deliciosos! Vocês podem se unir e criarem um combo para oferecer aos clientes, unindo forças e gerando lucros e bons resultados para as duas empresas. O consumidor também ganha, já que assim ele economiza no frete! Em vez de fazer dois pedidos, faz apenas um. O meio ambiente também agradece, pois ao fazer uma entrega só, naturalmente a poluição nas ruas é menor. Em resumo, a economia colaborativa é eficaz para toda a sociedade.

Estamos passando por um período delicado em todo o mundo. Milhares de empresários e trabalhadores estão confusos, sem saber como agir neste momento, diante de tantas incertezas. É normal se sentir assim, mas com muito planejamento é possível sair fortalecido desta situação. Seja para abrir um negócio próprio ou para fortalecer o que você já tem, não se esqueça: conte sempre com a ajuda da Zema Financeira. Clique aqui e faça uma simulação agora mesmo para empréstimo pessoal.


Quer fazer um empréstimo online? Mulher Sorrindo com o celular na mão Simule gratuitamente