Criado com o objetivo de facilitar a renegociação das dívidas dos cidadãos inadimplentes, o programa do Governo Federal intitulado Desenrola Brasil mal tinha sido lançado quando começou a ser vítima de golpes. Fique atento: o devedor é que deve entrar em contato com o credor e nunca o contrário! Por exemplo, se você tem uma dívida com uma instituição financeira, para ter o benefício do programa é você quem deve entrar em contato com a instituição. Não acredite se entrarem em contato com você, é assim que o golpe está sendo configurado.
Os criminosos criaram diversas táticas para enganar os devedores ou até mesmo quem nem está devendo nada! Em uma situação, os golpistas criaram uma página no Facebook e veicularam anúncios, convidando os devedores a entrarem em contato e, assim, pedem dados sigilosos que, na inocência, a pessoa acaba fornecendo.
Em outra modalidade de golpe, os criminosos criaram um site que se assemelha ao do Serasa e o estelionatário convence a pessoa de que ela tem uma dívida e deve fazer o pagamento conforme informado por eles, mas a conta fornecida é dos criminosos! Esse golpe acontece com frequência, o que pode ser explicado através de uma pesquisa realizada pelo site Kaspersky (empresa especializada em segurança digital). Segundo o relatório "Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas", 65% das pessoas consultadas afirmaram não saber comprovar se uma página online é verdadeira ou falsa.
Confira as dicas de como evitar se tornar vítima do golpe:
1- No Desenrola Brasil, é o próprio endividado que deve entrar em contato com a empresa para a qual está devendo, ou seja: se alguém entrar em contato dizendo ser funcionário da instituição, não acredite.
2- Digite manualmente o site da instituição financeira na qual o débito existe. Não clique em links enviados por terceiros, seja no Facebook, SMS, e-mail e outros.
3- Ao baixar aplicativos de instituições financeiras ou mesmo do Governo Federal, confira as avaliações para conferir se o app é o oficial.
Lembrando que existem alguns critérios para ter acesso ao Desenrola Brasil. Inicialmente ele é válido para renegociação de dívidas de pessoas físicas com renda de até R$20 mil. A princípio, só poderão ser renegociadas as dívidas bancárias. Dívidas de consumo, como luz, água e lojas poderão ser renegociadas em uma segunda fase, ainda a ser informada pelo Governo.
Possui alguma dívida pendente com a Zema Financeira? Acesse nossos canais de atendimento,
clicando aqui. Nossa equipe está pronta para te atender!
Além disso, estamos sempre em busca de reforçar a segurança e oferecer a você mais conhecimentos sobre como se proteger nos ambientes digitais. Em nosso site você pode conferir várias dicas sobre o assunto, no menu
Educação Financeira e Digital.