O 13° salário é um benefício concedido ao trabalhador brasileiro que possui carteira assinada - a famosa CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) -, aposentados, pensionistas e servidores. Implementado em 1962, o valor do 13º salário é equivalente ao salário bruto de um mês trabalhado caso tenha mantido vínculo empregatício com a empresa no prazo de um ano, ou o valor proporcional a partir da sua contratação. Por exemplo, quem tem um salário de R$ 2.000,00 e teve o contrato assinado por apenas 5 meses do ano, o valor a ser recebido será de R$ 833,00, ou seja, 5/12 avos do salário.
Este benefício é esperado ansiosamente pelos trabalhadores e pode trazer um alívio para quem está em dívidas, ser uma fonte de reserva de emergência ou até mesmo ser usado para compras necessárias ou investimentos. Mas pode se tornar um problema caso o trabalhador não saiba como usar corretamente o benefício recebido.
Final de ano é uma época muito festiva. Celebrações com familiares e amigos, compras de Natal, ceias e viagens de ano novo podem causar um verdadeiro rombo no orçamento se não houver cautela. E a empolgação por receber mais um salário pode acabar comprometendo ainda mais.
Por isso, o mais sensato é já pensar previamente nas urgências e necessidades. Pagar dívidas sempre será o mais importante a se fazer, começando pelas dívidas que possuem juros mais elevados. Se depois de quitar a dívida ainda sobrar dinheiro, vale consultar como está a reserva de emergência. Se já estiver garantida, pode-se pensar em fazer aquelas compras que há tempos você está realmente precisando.
Por fim, ainda tem a ótima opção de investir o dinheiro! O que não dá é pra sair gastando loucamente. Afinal, lembre-se de que o começo de ano chega com muitos impostos: IPVA, IPTU, material escolar para quem tem filhos… o 13° pode ser muito útil para quitar essas contas de uma vez só e ainda garantir um desconto nos pagamentos à vista.
Agora que você já sabe como tirar o melhor benefício do seu 13°, é só aproveitar com inteligência o seu merecido dinheirinho!
Gostou deste conteúdo? Lembre-se de acompanhar os canais da Zema Financeira para mais dicas de educação financeira. E se estiver precisando de uma ajuda para colocar as contas em dia ou investir em algum projeto,
conheça nossas soluções de empréstimo.