Ele providencia serviços financeiros para os clientes, tais como saques, empréstimos e investimentos. Mas então qual é a diferença entre os bancos e um correspondente bancário?
O correspondente bancário é uma empresa contratada por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições. É uma empresa não bancária que funciona como um intermediário entre instituições financeiras e clientes. Elas realizam operações de crédito e outros serviços em nome de um banco, mas podem estar conveniadas a mais de uma companhia.
Um dos objetivos principais dos correspondentes bancários é levar serviços bancários à maior parte da população, onde não há agências bancárias, facilitando assim o acesso ao crédito a pessoas que moram em cidades pequenas ou distantes. É muito mais barato para um banco contar com a parceria de um correspondente bancário do que abrir uma agência própria.
Para atuar no mercado financeiro, o correspondente bancário precisa ser uma pessoa jurídica com autorização do Banco Central, além de seguir as normas do Sistema Financeiro Nacional. Estes são alguns dos serviços que um correspondente bancário pode oferecer:
• Recebimento e pagamento de contas;
• empréstimos;
• financiamentos;
• processamento e acompanhamento de dados;
• solicitação de cartões de crédito e débito;
• aplicações e resgates em fundos de investimentos;
• entre outros.
É importante observar que a instituição financeira que contrata um correspondente bancário tem total responsabilidade sobre os serviços que são terceirizados. Caso o correspondente contrate serviços de terceiros, a instituição financeira precisa autorizar. Além disso, é obrigatório que no site de toda instituição financeira conste a relação dos correspondentes autorizados que ela mantém. Caso haja alguma dúvida sobre o fato de alguma empresa ser ou não autorizada a atuar como correspondente da instituição, é importante entrar em contato diretamente com a instituição financeira para confirmar.
É obrigatório também que o Banco Central tenha acesso a todos os dados e documentos dos correspondentes.
Os correspondentes bancários não podem de forma alguma cobrar tarifas exclusivas sobre o serviço de mediação entre banco e cliente, assim como não podem solicitar pagamento adiantado sobre serviços, como os empréstimos, por exemplo. É muito comum que pessoas sem conhecimento caiam em fraudes de empresas de fachada, que cobram depósitos antecipados. Fique atento para não cair em golpes!
Pode parecer confuso no primeiro momento, mas identificar as diferenças entre correspondente bancário e instituições financeiras não é complicado. E lembre-se sempre de fazer seu empréstimo com empresas autorizadas pelo Banco Central, como a Zema Financeira!
Faça uma simulação de empréstimo pessoal 100% online, clicando
aqui.