Você já ouviu falar do Registrato? Criado há 10 anos, mas ainda desconhecido por muitos, o sistema gratuito criado pelo Banco Central do Brasil permite aos cidadãos consultar diversas informações sobre a sua vida financeira, oferecendo assim maior segurança. Para acessar o Registrato é necessário ter uma Conta .gov.br, nível prata ou ouro.
No site, é possível consultar informações sobre:
Empréstimos
Contas bancárias
Chaves Pix
Dívidas com órgãos públicos federais
Cheques sem fundos
Dados de compra ou venda de moeda estrangeira
Transações nacionais e internacionais que envolvam o CPF do contribuinte
Essas consultas oferecem mais segurança para os cidadãos, que conseguem analisar se todas as informações que constam no sistema foram solicitadas por ele mesmo, ou se pode ter caído em golpes, como algum terceiro ter solicitado um empréstimo em seu nome. Além disso, a utilização do sistema é importante também para garantir que as informações que as instituições financeiras têm sobre o usuário estão corretas.
Podendo ser acessado por meio de computador ou celular, o sistema garante o sigilo dos dados e bloqueia acessos indevidos. Os relatórios só podem ser consultados pelo proprietário dos dados ou por alguém autorizado, que precisará informar os dados exigidos.
As instituições financeiras são obrigadas a registrar no SCR (Sistema de Informações de Crédito) todos os créditos e movimentações do cliente, inclusive os atrasos em pagamentos. Estes registros presentes no sistema são privados, mas, para oferecer crédito, instituições financeiras pedem autorização ao Bacen para consultar dados do SCR, assim como para realizar a análise de crédito, a instituição financeira também precisa que o cliente autorize a consulta ao SCR. Desta forma, os dados financeiros registrados lá podem ajudar ou complicar o acesso a crédito e outros serviços financeiros.
Uma novidade do sistema é que agora o cidadão consegue consultar o relatório completo com o histórico de chaves Pix, inclusive as já excluídas. O sistema exibe o status da chave Pix (se está ativa, excluída, bloqueada e em reivindicação de posse ou em portabilidade) e até a hora em que a operação foi realizada. Esse relatório fica disponível em até dois dias úteis a partir da solicitação.
Esta é, sem dúvidas, uma excelente maneira de ter as informações financeiras pessoais em segurança, tendo a certeza de que ninguém está utilizando seus dados pessoais de forma indevida.
Quer conhecer mais dicas sobre segurança financeira? Em nosso blog disponibilizamos diversos conteúdos sobre o assunto, além de uma aba dedicada especialmente a informações sobre educação financeira e digital. E para conhecer as soluções financeiras da Zema Financeira, basta clicar aqui.