Investir dinheiro pode parecer uma tarefa complexa à primeira vista, mas conhecer e entender mais sobre os principais tipos de investimentos existentes no Brasil é o primeiro passo para quem busca fazer o dinheiro trabalhar a seu favor, ou seja, render enquanto fica guardado.
Ainda hoje muitas pessoas ficam com medo de começar a investir, mas existem vários investimentos para quem está começando, com riscos baixos. Além disso, o investidor conta com a segurança do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), uma entidade privada sem vínculos com o governo e sem fins lucrativos, que tem o objetivo de proteger o capital de quem investe em renda fixa, porém com algumas regras.
O valor máximo coberto pelo FGC é de R$250 mil por CPF ou CNPJ em cada conglomerado financeiro ou até um milhão de reais no conjunto de instituições, caso haja investimentos em mais de uma financeira. Os principais ativos de renda fixa que são garantidos pelo FGC são os CDBs, as LCs, as LCIs e as LCAs, sendo que os dois últimos são isentos de imposto de renda. Esses ativos têm a mesma segurança da poupança, porém podem oferecer rentabilidades muito melhores.
Conheça a seguir os tipos de investimentos mais comuns no Brasil.
1. Poupança:
A poupança é um investimento tradicional e o mais conhecido. Ela é de baixo risco, escolhida por quem busca uma opção simples e de fácil acesso. No entanto, seu rendimento muitas vezes não acompanha a inflação, o que pode impactar o poder de compra ao longo do tempo, sendo uma opção mais inicial. Vale a pena conhecer outros investimentos com o tempo e trocar quando se sentir mais confiante.
2. Tesouro Direto:
O Tesouro Direto é uma alternativa segura e acessível. Os investidores compram títulos do governo, como o Tesouro Selic, IPCA+ e Prefixado. Cada um possui características específicas, oferecendo opções para diferentes perfis de investidores. É interessante aprender sobre cada um deles e escolher o que mais se adequa ao seu perfil.
3. CDB (Certificado de Depósito Bancário):
Os CDBs são emitidos por bancos e costumam oferecer rentabilidades superiores à poupança. O investidor empresta dinheiro ao banco por um prazo determinado e, ao final, recebe o valor investido com os juros acordados.
4. Ações:
Investir em ações significa se tornar sócio de uma empresa. A Bolsa de Valores é o ambiente onde essas transações ocorrem. As ações têm potencial de alta rentabilidade, mas também apresentam maior risco, pois seus valores oscilam conforme o desempenho da empresa e do mercado. Recomendado para quem já tem maior experiência em investimentos.
5. Fundos de Investimento:
Os fundos de investimento reúnem recursos de diversos investidores e são geridos por profissionais especializados. Existem opções como os fundos de renda fixa, ações, multimercados, entre outros. São uma forma de diversificar os investimentos, mesmo para quem tem valores mais modestos.
A diversificação é a melhor opção para se ter investimentos saudáveis. Faça um teste para conhecer e avaliar seu perfil de investidor. Saber quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo é essencial para escolher as opções de investimentos mais adequadas. Lembre-se de sempre buscar informações e, se possível, contar com a orientação de um profissional especializado para tomar decisões mais assertivas.
O CDB da Zema Financeira é o investimento ideal para iniciantes e ótimo para investidores com perfil conservador. Com ele é possível conseguir rendimentos acima da poupança sem abrir mão da segurança, podendo oferecer rendimentos acima de 100% do CDI e rentabilidades atrativas. Podem ser prefixados ou pós-fixados e possuem liquidez diária, ou seja, você pode resgatar o dinheiro antes do vencimento, porém sem todo o rendimento esperado. Mais indicado para quem deseja realizar resgates em curto prazo. Caso deseje entrar em contato, o e-mail área de investimentos é: rendafixa@zemafinanceira.com
Quer conhecer mais sobre finanças? Em nosso
blog disponibilizamos diversos conteúdos sobre o assunto, além de uma aba dedicada especialmente a informações sobre
educação financeira e digital. E para conhecer as soluções financeiras da Zema Financeira, basta
clicar aqui.