É só novembro chegar para clientes e lojistas ficarem ansiosos, querendo que o mês passe logo, porque tem Black Friday! Já faz alguns anos que a data entrou de vez no calendário do varejo no Brasil e, se antes as ofertas eram tímidas ou até mesmo enganosas (tendo ganhado o apelido de Black Fraude), atualmente o comércio percebeu a real importância da data. Ofertas muito interessantes podem ser encontradas em todos os segmentos, trazendo outro tipo de preocupação: como se controlar e fazer apenas as compras necessárias, sem correr o risco de comprometer o orçamento?
Neste ano, a Black Friday acontece no dia 24 de novembro (é sempre na última sexta-feira do mês), mas muitos lojistas antecipam as ofertas, promovendo um “aquecimento”, já criando a primeira dúvida: será que vale a pena aproveitar ou é melhor esperar pelo dia oficial da ação? A principal dica para toda a Black Friday é: pesquise o máximo que puder, com antecedência!
O ideal é fazer uma lista com tudo que você realmente precisa comprar e que o seu orçamento permite, sem que tenha que fazer dívidas. Ultrapassar o limite do cartão não é uma possibilidade! Precisa muito de um item, mas não cabe no orçamento? Melhor aguardar e esperar o momento ideal.
Com a lista feita, pesquise em sites de comparação de preços como BondFaro, Buscapé, JaCotei, PromoBit. Neles, é possível ver o histórico de preços e avaliar se o produto realmente está com um desconto interessante. Se achar que o valor está ótimo mesmo durante o “aquecimento” da Black Friday, vale a pena considerar a compra.
Outra recomendação muito importante é fazer as compras apenas em lojas conhecidas. A oferta em um site desconhecido pode ser tentadora, mas por isso merece cuidado redobrado, já que nestas datas os golpistas estão por todo lado! Pelo mesmo motivo, evite clicar em links recebidos pelas redes sociais, e-mail ou SMS. Opte sempre por digitar manualmente o endereço do site no seu navegador.
Quando for fazer o pagamento, confira com atenção o valor de todos os itens, veja se o site oferece cupom de desconto, verifique se o parcelamento não tem juros que podem tornar o produto mais caro.
Depois de tomar todos estes cuidados, é só aproveitar com consciência uma das datas que mais movimentam o varejo brasileiro! Pode ser o momento de comprar o que você precisa e até mesmo pensar nos presentes de Natal. O importante é sempre ter responsabilidade e segurança.
Uma dica extra para aproveitar superofertas é acessar o portal zema.com com diversas categorias de produtos e que já está com promoções antecipadas de Black Friday.
Gostou deste conteúdo? Lembre-se de acompanhar os canais da Zema Financeira para mais dicas de educação financeira.
E se estiver precisando de uma ajuda para colocar as contas em dia ou investir em algum projeto, conheça nossas soluções de empréstimo.